Voluntariado

16:13 Unknown 0 Comments

Viver em comunidade nos dá a oportunidade de atuar no amor e na atenção aos outros e ao espaço compartilhado. A vida em comunidade não atende minhas reivindicações, por mais justificadas que sejam, nem cura minhas feridas adquiridas ao longo da minha vida, sejam elas individuais ou coletivas. O que ela me oferece é o espelho sempre fiel daquilo que eu sou e a imagem do que sou capaz de vir a ser!

CHÁCARA SOL NASCENTE é um espaço de convivência em comunidade que busca a gestão horizontal entre pessoas adultas autoconvocadas, incluindo na sua atenção, da melhor forma possível, crianças, outras pessoas dependentes e os seres da natureza.

Não gera vínculos de emprego com ninguém, toda pessoa está sob forma legal de voluntária e/ou como empreendedora autônoma.

O objetivo é desenvolver faculdades e habilidades de: 

- Organização, manejo e gestão da casa da comunidade
- Experiência prática de agrofloresta, permacultura e agricultura biodinâmica
- Integração com a comunidade local
- Estudo da antroposofia, com foco na agricultura biodinâmica, aconselhamento biográfico e pedagogia social
- Cursos em parceria com as fazendas vizinhas

CHÁCARA SOL NASCENTE se integra ativamente na rede de autoformação em agricultura do movimento biodinâmico.

Nosso ritmo da semana

Trabalhamos de 2ª a 6ª 
Sábado é reservado para fechamento e retrospectiva da semana e planificação
Sábado de tardinha/noite e domingo são livres com opção de organizar brincadeiras, festas, eventos

Nosso ritmo de dia, trabalho diário de 2ª a 6ª, de 6h30 horas: 
- 4 horas de trabalho produtivo incluindo cozinha e atenção às crianças da comunidade;
- 1 hora de harmonização do espaço de vida da comunidade: ordenar e limpar quartos, banheiros, cozinha, ferramentas, lavar roupa, pequenos consertos e manutenção;
- 1 hora de estudo em comunidade, incluindo atividade artística;
- 10 minutos de roda de começo na hora do sol nascer e 20 min fechamento do dia, na hora do por de sol;

Tempo livre adicional
Cada pessoa é livre de se ausentar da comunidade pelo motivo que for, mantendo-a informada. Ficando na comunidade em dias livres adicionais, colabora com a harmonização do espaço.

Harmonização do espaço de vida da comunidade:
Cada pessoa assume 1 hora por dia, por uma semana , 2ª a 6ª, uma tarefa de harmonização específica na qual aprende a ser prático e eficiente e manter um padrão de qualidade e treinar sua sucessora:

- Harmonização do espaço interno, área de convivência, banhos etc;
- Harmonização do espaço externo na volta imediata da casa;
- Lavar, secar e guardar roupa;
- Ajudar na cozinha.

Saúde 

Tentamos seguir uma vida saudável no sentido amplo, na base de uma dieta lacto-ovo-vegetariana complementado por carne de vez em quando, priorizando a produção própria e de vizinhos e amigos orgânicos, evitando ao máximo alimentos industrializados.

Tentamos respeitar outras dietas e se for da tua necessidade, contamos com a tua colaboração neste cuidado.

Apreciamos muito os sons e o silêncio da natureza, minimizando a contaminação sonora por máquinas, aparelhos de som etc.

Drogas ilegais ficam longe – não porque estamos contra ou a favor do consumo de drogas (de fato o problema está na politica de declarar ilegal algumas e legalizar outros!) mas pelo contexto social: até na nossa realidade rural tem intenso tráfico de drogas e tomamos a decisão de deixar este mundo bem longe. Assim também, álcool só em ocasiões de celebração e com muita moderação. Também não fica bem se vamos para o bar do bairro beber todas. Se tiver esta vontade, faça isto em outro lugar.

Parte produtiva:

Pessoas com mais de 30 dias de estágio podem assumir a coordenação de uma área de responsabilidade por 4 semanas.

- Gestão e coordenação geral
- Horta, cuidar das mudas, irrigação, planificação etc
- Paisagem, cuidado da paisagem da chácara, dos animais, aplicação e elaboração dos preparados biodinâmicos, compostagem e reciclagem
- Agrofloresta
- Bioconstrução e manutenção dos edifícios
- Casa, cozinha, cardápio e planificação e coordenação da área doméstica
- Artes, atividades culturais, artísticas internas e ao publico, pedagogia e estudo para crianças e adultos, gestão da feirinha cultural, incluindo a troca/venda dos nossos produtos e serviços

Projeto individual

Cada pessoa pode/deve assumir um projeto especifico em função de interesse, habilidade, tempo de permanência, dentro das prioridades da CHÁCARA SOL NASCENTE, incluindo todas as etapas da planificação, formação dos acordos, orçamento dos recursos, cronograma e inauguração (cuidar de um cultivo, uma construção ou reforma, desenvolver um produto novo ou uma pesquisa, organizar um evento etc).

Livro de aprendizado
Cada pessoa leva um livro/diário do aprendizado. Ele é base da retrospectiva do sábado.

Crianças bem vindas
As pessoas adultas com crianças pedimos se integrar com a família permanente para evitar duplicidade na atenção as crianças. Em troca vão ter uma atenção pedagógica exclusiva para seus filhos e mais tempo livre individual.

Idioma e comunicação
Cada pessoa é responsável para se manter informada.
O idioma do dia a dia da comunidade é português. Aos que não dominam o português, alguém do grupo que entende seu idioma se dispõe como acompanhante que lhe ajuda na comunicação.

Como são tomadas as decisões na CHÁCARA SOL NASCENTE?

Na Natureza, nada acontece de forma isolada: cada atividade/ação, quanto mais vínculos e funções inclui, melhor está integrada e estabilizada ecologicamente.

A partir desta imagem, buscamos que nossas decisões, atitudes, atividades e ações partem da minha liberdade, buscando a maior integração e aconselhamento com os demais atores alcançadas/atingidas por minha decisão.

Compromisso com a pontualidade e os acordos
Imagina um grupo de pessoas dançando, cada uma escutando uma música diferente no seu fone de ouvido. Pode até ser interessante. Mas o que faz a dança individual se tornar uma coreografia visível e bela é a sincronicidade na diversidade, a individualidade desconecta mesmo uma coreografia de robots iguais. Não buscamos jamais uma disciplina militar, ao contrário, buscamos entender e viver os ritmos na sua precisão perfeita que faz respirar a comunidade.

Como são resolvidos os conflitos na comunidade?
Para evitar prolongadas sessões de discussões em caso de situações conflitantes que não podem ser resolvidos facilmente, aplicamos o seguinte procedimento:
Cada partido conflitante escolhe um representante e os representantes escolhem um coordenador. Estas pessoas podem fazer parte da comunidade ou não. Este grupo aconselha na solução do conflito, e em caso de não houver acordo pacifico a decisão dele é vinculante.

Ultima palavra em casos extremos:

As pessoas vinculados permanente a CHÁCARA SOL NASCENTE, tem poder de vetar as decisões e encaminhar nova negociação.

Para fazer parte da Comunidade da CHÁCARA SOL NASCENTE concordo como o seguinte contrato social:

Meu compromisso com a comunidade:
- Eu sou uma pessoa capaz de exercer o livre arbítrio em amor aos seres da natureza e a comunidade;
- Entendo que na convivência não basta só ‘cumprir o meu dever’, é preciso ir além disso e amorosamente cuidar da convivência de forma proativa;
- Me comprometo com as quatro atitudes da filosofia budista que ajudam para a percepção do grupo em qualidade de Alma Consciente:

Metta, Karuna, Mudita, Upekkha

- Metta: A disposição de positividade com os seres e consigo mesmo
- Karuna: A compaixão com o sofrimento e a insuficiência dos seres e dos meus
- Mudita: É deleitar-se com a felicidade e as boas qualidades dos outros seres e dos meus 
- Upekkha: A integração das três qualidades anteriores, em estado de equanimidade empática e intensa presencia, porém sem ser reativa.

Isso é a superação do velho paradigma do Karma antigo, que é uma contabilidade: olho por olho, dente por dente pelo novo paradigma budista cristão: amor, compaixão, doação e perdão. Não é o “vale tudo” da sociedade alienada mas o “tudo é possível no amor”.

Responsabilizo-me 
- pelas minhas ações e busco me aconselhar com os demais ao tomar decisões e atitudes;
- por me manter informado;
- por respeitar os ritmos e demais compromissos acordados da comunidade;
- se não domino o português, peço que alguém do grupo que entende meu idioma se dispõe como acompanhante que me ajuda na comunicação.

Comprometo-me

- Participar nas rodas de começo e fechamentos do dia
- Participar na hora de estudo e artes e no fechamento e planificação da semana aos sábados
- A assumir uma tarefa de harmonização
- A iniciar, realizar e finalizar as tarefas assumidas me aconselhando com os demais do grupo e coordenadores e deixar as ferramentas e outros utensílios no lugar e em estado adequado. Se houver perda ou quebra me responsabilizo de efetuar o conserto e / ou substituição no sentido do procedimento, não do valor econômico.
- Se possível informar ao grupo quando me ausento.
- Em situações desagradáveis e de conflito levar em conta que qualquer discordância é sempre em proporção muito inferior que tudo que estamos compartilhando e que estamos construindo juntos. É a proporção da dor de dente ou de uma unha infectada com a minha existência toda, apesar que este mal estar me pode impedir por um momento, é muito pequeno em relação do quem sou.

Voluntários Abril/2017

Voluntários Março/2017

Voluntários Fevereiro/2017