Sobre

06:02 Unknown 0 Comments

CHÁCARA SOL NASCENTE pretende tornar-se, a cada novo dia, um espaço de bem-viver entre seres humanos e os reinos da natureza, bem como em uma plataforma de auto-formação para jovens e adultos. Trabalhamos com agricultura biodinâmica e permacultura, formando continuamente a paisagem agroecológica e permacultural da nossa chácara, na ampliação de horta e agrofloresta, além de bioconstrução.


Entendemos a agricultura como espaço cultural, comunitário e produtivo e intentamos desenvolver estes três aspectos em harmonia. Oferecemos um local de pesquisa e criação de toda a temática agroecológica, beneficiando a comunidade do município de Sentinela do Sul, onde estamos localizados e também todo o seu entorno. Estamos vinculados a outras iniciativas semelhantes locais, regionais e mundiais como a ABD. Buscamos uma relação construtiva com a comunidade do nosso bairro rural, colaborando ativamente com a escolinha pública da comunidade, o que já se materializou em oficinas de horta. 

Integramos as artes em nosso cotidiano com atividades como dança, teatro, música, expressão corporal, assim como atividades pedagógicas, sempre com o intento de integrar as crianças de nossa comunidade e contribuir para o desenvolvimento de cada indíviduo, desde a primeira infäncia. 

Oferecemos periodicamente vivências  e cursos de bioconstrução, agricultura biodinâmica, permacultura, e de autodesenvolvimento para pessoas, grupos e novos empreendimentos, como o trabalho de Aconselhamento Biográfico e Pedagogia Social de base Antroposófica, que são abordagens de crescimento evolutivo a partir do compartilhar com olhar empático e fenomenológico.

Mantemos uma relação ativa com a vizinha Fazenda Capão Alto das Criúvas de produção de arroz biodinâmico, colaborando mutuamente em nossas atividades.

Na agricultura você pode trabalhar 24 horas os 7 dias da semana e nunca será o suficiente…. É por isso que consideramos a agricultura uma ótima oportunidade para exercer a liberdade: nós não temos uma regra de quanto e quando cada um tem que trabalhar. Dito de outra forma, para nós, o trabalho também é sagrado e não o consideramos um meio para um fim. Buscamos cuidar amorosamente um ritmo de dia, da semana e do ano, e estabelecer regras de convivência como partituras ou roteiros de músicas, dando prioridade ao bem estar dos que não tem uma voz forte: as crianças, os animais e as plantas.

Seja bem vindo a CHÁCARA SOL NASCENTE ! Veja como colaborar ou ser um voluntário em nosso projeto!